




Como funciona a Cinesiologia Quântica?
Nossa consciência consciente é o topo do “iceberg” do qual temos memória e que podemos acessar com a mente. Mas frequentemente temos dificuldades ou comportamentos que são difíceis de mudar, mesmo que já termos entendido que “não vale a pena”, “não há porque sentir assim” ou “já decidi mudar! Porque eu fiz de novo”.
A dificuldade habita nos registros da inconsciente na parte do iceberg que fica abaixo da linha do mar. Lá guardamos registros vividos em momentos anteriores que funcionam como uma “outra mente” que co-pilota nossa vida. A mente reptiliana – instintiva - é muito mais rápida no gatilho do que a mente emocional e entre para nos proteger contra o contato com situações que nos lembram de traumas antigas.
Na Cinesiologia Quântica entramos, com permissão do seu Eu de Cura e através do tônus muscular, na primeira camada deste inconsciente. Como diz o Joe Despenza: “O corpo é sua mente inconsciente”.
No livro da Candace Pert: “Moléculas de emoção” (só em inglês) ela conclui que “a mente” não se concentra somente na cabeça, mas que está distribuída em moléculas no corpo todo. Guardamos emoções e memórias em nossas células, nos músculos, órgãos e meridianos, entre outros, que atuam no subconsciente. O córtex pré-frontal parece ser a parte do cérebro onde processamos o pensamento, o planejamento e a tomada de decisão em relação aos estímulos captada por todas as células. Como nosso cérebro é muito hábil para aprender ele acumula o saber das células e também absorve experiências de outras pessoas para cria nossa “verdade”.
Estes memórias e crenças que nos guiam são captadas ao longo da nossa evolução, e frequentemente em épocas dos quais não temos memória.
David Chamberlain descreve no livro “A mente do recém-nascido” como o sistema nervoso do feto tem habilidades sensoriais e de aprendizado, que grava as emoções vividas pela mãe ao longo da gravidez. Este memória, chamada “memória implícita”, atua na vida atual, sem nosso conhecimento.
As vivencias do feto influenciam sua visão sobre o mundo assim como sua suscetibilidade a diversas doenças na vida adulta, e as formas de encarar situações na vida, explica Peter W Nathanielsz no livro “A vida no útero: a origem da saúde e das doenças”.
Estes memórias e crenças estão armazenadas no subconsciente, que é basicamente um dispositivo de “estimulo – reação”. Não há filtro para avaliar as consequências das crenças, (nossas verdades desenvolvidas), e como o subconsciente só atua no presente temos comportamentos inadequados e limitadores, que vão contra nossa intenção e desejo atual.
Guiados com precisão para estes registros nos permite chegar à raiz de memorias inconscientes. As correções para desbloqueio dos registros são escolhidas pela sabedoria do corpo do cliente que indica qual é a melhor forma de dissolução de cada defesa, memória ou crença.
A liberação dos registros ultrapassados são, na sua maioria, leves e lúdicas porem com efeitos profundos. Usamos, entre outros: a leitura de um texto, meditações guiados, florais, elementos da constelação familiar, entonação de sons, visualizações com cores, dissolução de couraças nos músculos oculares, conexão e trabalho com diversos símbolos, orações de diferentes crenças e épocas, exercícios de Cross Crawl (exercícios do cérebro) entre outros. Ao corrigir no momento presente, alteramos o efeito que foi criado em outro tempo.
É aqui que entre o saber da física quântica: Olhamos o corpo essencialmente como energia. O Einstein definiu que “matéria e energia são dois aspectos de uma mesma realidade” e nos guiamos pela resposta energética do braço para saber se a energia está fluindo livremente ou não.
Havendo bloqueio temos que trabalhar! Pesquisamos a idade onde o bloqueio se instalou e o fixamos, para depois “desmontar” o efeito energético que a memória ou a crença exerce sobre você. A não-localidade quântica explica como um átomo correlacionado no passado corresponde ao estímulo no aqui e agora, transcendendo o tempo e o espaço.
Sabendo também que “o observador influencia o observado” percebemos que, ao alterar a forma de olhar para uma determinada situação mudamos nossa forma de agir. A resposta será diferente, pois ela é um espelho da nossa expectativa que mudou.
Junto com o material da formação de CQ eu uso muito o saber que adquiri em outras formações durante a sessão. Entre outros:
A Leitura Corporal, que estuda a ligação entre emoções e manifestações no corpo físico, nos fornecer valiosa informação quando o tema é sintomas físicos, ou doenças já manifestadas.
A sabedoria da Constelação Familiar é muito usada quando determinados familiares de gerações passadas aparecem com frequência no trabalho. Olhamos para a árvore genealógica e honramos destinos de antepassados.
O Eneagrama ajuda a focar no padrão que atua especificamente no tema trazido. Ensina sobre nosso dom divino e as defesas do ego, as nossas máscaras e crenças. O eneagrama também indica como iniciar à volta para ter contato com nosso Ser divino.
Te interessou? Me telefona ou escreve no Whatsapp (21) 999857408 para conversarmos.